CULTURAS

Inovação no Campo: Irrigação antecipa colheita de laranjas

Com o pomar 100% irrigado, Lucas Ferrante, produtor de laranjas de Olímpia (SP), antecipa sua primeira colheita em quase dois anos, com a projeção de colher duas toneladas.

A citricultura moderna exige profissionalismo. A tecnologia e o conhecimento tornaram-se fundamentais para os produtores de laranja e limão se manterem firmes nesta atividade desafiadora.

Lucas Ferrante, cooperado de Olímpia (SP), é um exemplo disso. Apaixonado pela cultura da laranja, ele decidiu investir na produção da variedade Pêra Rio em uma área de 45 hectares. “A minha relação com o citrus vem da época do meu avô que produziu a fruta por mais de 25 anos. Isso era a sua paixão e isso ficou enraizado em mim também”, conta Ferrante.

O sonho de Ferrante começou a tomar forma em maio de 2022, durante a Agrishow. “Quando iniciamos o projeto, já fechamos diretamente com a Coopercitrus, que tem uma história com a família desde a época do meu avô. A confiabilidade de ter uma cooperativa grande à frente do projeto nos deu segurança”, relata o cooperado.

Para alcançar os resultados desejados, Ferrante investiu em um sistema de irrigação, análise de solo georreferenciada, sistematização de GPS e adotou práticas agrícolas e ambientais. Ele encontrou no suporte da Coopercitrus uma parceria que tem gerado bons frutos.

“Escolhemos a área para o projeto de irrigação que já tem a outorga feita pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), escolhemos o plantio das variedades e das mudas. A forma como a laranja era plantada mudou completamente e tentei ao máximo investir em tecnologia para fazermos dessa propriedade um sucesso de produtividade e ser referência na região”, explica Ferrante.

Pacote tecnológico que gera resultados

Ferrante salienta que todo esse investimento e dedicação já têm gerado resultados, com a colheita sendo antecipada em um ano e meio. A expectativa é colher duas toneladas de fruta: “O citrus faz a primeira colheita com quatro anos. O pomar do Lucas está com a planta em fase de desenvolvimento, mas como ele investiu no sistema de irrigação desde o plantio, irá conseguir adiantar a colheita em um ano e meio devido a esse investimento”, explica o coordenador de irrigação da Coopercitrus, André Martins Marcelino.

Ferrante detalha que o plantio foi feito de forma adensada e que trabalha a poda anualmente para manter uma planta baixa, fazendo com que ela produza dentro e não só nas bordas.

Combate e controle de pragas

A incidência do greening (huanglongbing/HLB) nos pomares de citros situados entre São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro avançou de forma preocupante em 2023, crescendo de 24,42% em 2022 para 38,06% no ano passado, segundo dados do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura).

Para combater e controlar as doenças fitossanitárias, Ferrante é cuidadoso com todos os detalhes das plantas: “Trabalhamos com fertirrigação com foliar e fazemos o controle de psilídeo semanalmente e esse é um dos nossos grandes diferenciais. São espalhadas 40 armadilhas a cada 100 metros e aumentamos a aplicação de inseticida conforme a necessidade, mas não desperdiçamos produtos à toa”.

Atento a todas inovações tecnológicas, Ferrante também investiu em rádio com GPS para os colaboradores monitorarem a lavoura. “A equipe é composta por sete pessoas e a ideia é usar a tecnologia ao nosso favor, para ganharmos autonomia, agilidade e produtividade e temos acompanhado de forma assertiva todas as aplicações diárias”.

Tecnologias mais acessíveis ao produtor

Compreendendo as demandas crescentes por mais tecnologia e mão de obra qualificada para atuar no campo, a Coopercitrus tem diversificado sua atuação cada vez mais com o objetivo de atender às necessidades dos cooperados.

Como estratégia para tornar as novas tecnologias mais acessíveis aos produtores, a Coopercitrus atua na prestação de serviços de agricultura de precisão, com um time especializado e os mais modernos equipamentos, além de comercializar produtos e oferecer suporte, treinamento e assistência técnica para manutenção da lavoura.

Vice-presidente de Operações da Netafim visita pomar 100% irrigado

O vice-presidente de Operações da Netafim em Israel, Yaniv Brohim, visitou o pomar de laranja do cooperado, em 26 de janeiro de 2024. “O meu foco era ter uma fazenda que fosse referência na região e, pensando nisso, contratamos um especialista ambiental para iniciar o projeto, além de investir em tecnologia e fossas sépticas com abastecimento de inseticida. Fiquei feliz com a visita e com essa deferência, pois isso era realização de um sonho e está acontecendo”, salienta Ferrante.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais