CULTURAS

Manejo da Soqueira da cana-de-açúcar

Autores: André Rossi, Cristiano Amaral e Fabiano Coelho – Desenvolvimento Técnico de Mercado da Coopercitrus

Com o início da moagem das usinas, o produtor se depara para o começo de um novo ciclo, seja de reforma ou tratos culturais das soqueiras. Vale lembrar que, para se ter uma boa soqueira, é fundamental ter em mente que tudo começa com um bom preparo e plantio. O que se espera é ter uma planta com produtividade maior e elevado teor de açúcar, assim como uma boa capacidade de rebrota, não florescimento ou formação de flecha, fácil desfolha e resistência a doenças e pragas agrícolas

Observe na figura abaixo a evolução do custo de formação por hectare de um canavial e como foram as últimas produtividades (média dos 5 cortes):

Considerando que temos um canavial bem formado, que não tenha sofrido com o pisoteio e arranquio na colheita, podemos começar com os tratos culturas, etapa onde vamos repor os nutrientes extraídos pela planta, iniciar os tratamentos de pragas e finalizar com o tratamento de ervas daninhas (herbicidas).  Atualmente, para cada atividade que forma o trato cultural da cana soca, além dos tradicionais produtos químicos empregados, temos produtos biológicos com resposta igual ou superior aos controles esperados, principalmente considerando a condição proporcionada pelo corte de soqueira na incorporação dos microrganismos ao solo, possibilitando maior e mais prolongada ação.

O uso de produtos biológicos introduzidos no solo por meio da operação de corte de soqueira promoverá, além do controle almejado, a produção de metabólicos que proporcionarão ganhos indiretos à cultura da cana-de-açúcar pelo maior desenvolvimento radicular e consequente aumento do vigor das plantas, e estimularão indução à resistência contra pragas e doenças como o carvão da cana-de-açúcar.  O grande desafio do setor é levar a agricultura sustentável e regenerativa aos produtores. A Coopercitrus atua por meio de um portifólio de produtos com formulações modernas e estáveis que proporcionam tempo de prateleira, compatibilidade e garantia de sobrevivência dos microrganismos de seus produtos em mistura com produtos químicos.


Assim, os bioestimulantes, bionematicidas, biofungicidas, bioinseticidas, hidrocapacitores, fixadores de nitrogênio (FBN) e solubilizadores de nutrientes podem, de forma eficaz, ser agregados na operação de corte de soqueira.              

A adubação de soqueira é determinante para que lavouras de cana obtenham, em todo o ciclo, um aumento considerável de produtividade e longevidade. A prática possibilita a recuperação e o melhor desenvolvimento dos canaviais. Os melhores resultados da adubação de soqueira, o que inclui a minimização do desperdício de fertilizante, dependem, no entanto, da utilização de uma tecnologia de aplicação adequada. É recomendável, por exemplo, contar com equipamentos que possibilitem enterrar o adubo no solo, principalmente o nitrogênio.

Observe a recomendação de adubação de soqueira baseada na produtividade esperada:

Produtividade
esperada
NP resina, mg dm -³k+ trocável, mmolc, dm-3
T ha¹N, kg, ha -1/2<7 7-15 16-40 >40< 0,8 0,8 – 1,5 1,6-3,0>3,0
<8080——–P²0₅ kg ha ¹——-—–k²O kg ha -¹(3)—-
80-10010040 20 0 0 100 80 60 40
100-12012040 20 0 0140 100 80 60
120-14014060 40 30 0 160 120 100 80
>14016060 40 30 0 180 140 120 100
>14016060 40 30 0 180 140 120 100
(Fonte: Boletim 100 – ed. 2022)

Precisamos parar de apenas repor extração de nitrogênio (N) e potássio (K), e olhar para cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S). Outro nutriente que merece maior atenção é o fósforo (P). Precisamos repor a extração para não exaurir o solo. O fósforo está ligado diretamente à longevidade do canavial, já que esse elemento se relaciona com o fornecimento de energia à planta, por formar a primeira molécula estável da fotossíntese que é o ATP. A Coopercitrus conta com ferramentas e soluções agrícolas que farão com que tenhamos altas produtividades através de um plano específico de adubação para sua propriedade. Faça as análises de solo com a Geofert Coopercitrus, e junto aos especialistas de cultura, podemos traçar o melhor plano de adubação para a sua produção, colocando seu dinheiro no lugar correto e transformando o seu investimento em produção.

Para o manejo de plantas daninhas em soqueira temos muita tecnologia empregada, com novas formulações de herbicidas, moléculas encapsuladas, misturas complementares e adjuvantes que nos dão mais segurança na aplicação. Porém, alguns produtores não olham para a qualidade da aplicação. É necessário investir melhor na capacitação dos operadores e nas boas condições do pulverizador.  Abaixo segue guia com os 10 sistemas que devem ser verificados antes de realizar uma pulverização:

(Fonte: Programa Aplique Bem -IAC/UPL)

O capricho é o principal insumo que podemos utilizar na agricultura, e ele não custa nada a mais por isso. Procure a unidade de negócios da Coopercitrus mais próxima e agende uma visita de nossos agrônomos para auxiliá-lo no sistema de produção de cana-de-açúcar.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais