EDITORIAS

Manutenção de máquinas agrícolas garante eficiência no campo

Máquina parada é sinônimo de prejuízo. A Coopercitrus possui estrutura completa para a manutenção de tratores e máquinas agrícolas. Veja os benefícios.

Muito mais do que comercializar tratores, máquinas e equipamentos das melhores marcas, a Coopercitrus é comprometida com o bom funcionamento dessas tecnologias. Para garantir maior disponibilidade operacional, a manutenção preventiva é primordial, pois evita paradas inesperadas durante as operações, assegura o funcionamento adequado do equipamento e prolonga a sua vida útil.

“Essa é uma forma de investimento que tem retorno garantido através de maior disponibilidade da máquina e melhor desempenho operacional. Uma máquina que não recebe as devidas manutenções pode trabalhar fora da sua condição ideal e pode apresentar problemas, como quebra inesperada, consumo excessivo de combustível, desgaste prematuro de componentes, aplicação incorreta de insumos, além de comprometer a segurança do operador e dos auxiliares”, ressalta o gerente comercial de máquinas Massey Ferguson da Coopercitrus, Wesley Silva.

O produtor rural deve manter um calendário de manutenção preventiva. Os níveis e períodos variam de acordo com o tipo de máquina e aplicação. Vale salientar que cada fabricante orienta os compradores sobre esse tipo de manutenção por meio do manual do equipamento.

A Coopercitrus possui uma estrutura completa de pós-vendas especializada na prestação de serviços de manutenção em máquinas agrícolas. Também oferece estoque de peças genuínas, oficina com ferramentas especializadas e veículos para atendimento no campo. Além disso, investe fortemente em treinamentos para garantir técnicos com elevado nível de conhecimento e presta um serviço com o padrão exigido pelo fabricante.

“A nossa equipe está preparada para prestar atendimento de qualidade bem como dar orientações gerais sobre a operação dos equipamentos que comercializamos, seja em nossas lojas seja na propriedade do produtor. Tudo para garantir que o nosso cooperado e cliente seja atendido da maneira mais rápida e mais confortável possível”, reforça Wesley.

Com a palavra do produtor

O cooperado Bruno Adriano Cardoso produz grãos e milho em São Gotardo, MG. Entre áreas próprias e de terceiros, onde atua como prestador de serviço, ele administra mais de 500 hectares realizando operações como preparo de solo, correção, plantio, pulverizações e colheita para silagem. Para realizar todas as operações com eficiência, Bruno possui três tratores e diversos maquinários, que precisam estar em perfeito funcionamento durante toda a safra. Para isso, ele conta com os serviços da Coopercitrus na assistência técnica e na manutenção.   “Antes de a Coopercitrus chegar a São Gotardo, eu levava as máquinas em outras oficinas, mas a chegada da cooperativa trouxe uma nova estrutura, com mecânicos especializados e estrutura completa. Quando alguma máquina apresenta problema, eu confio na avaliação da Coopercitrus e na qualidade dos serviços também”, salienta o cooperado, que faz um alerta: “Máquina parada é prejuízo, atrasa o calendário das operações e dá mais dor de cabeça. Nem todo produtor tem a mentalidade de fazer a manutenção preventiva, mas é muito importante”. 

Registro de máquinas agrícolas começou a valer em outubro

O Registro Oficial de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro) entrou em vigor em 1º de outubro de 2022. Agora, é obrigatório que o produtor rural esteja com esse registro quando o veículo estiver circulando em via pública. Para maquinário que não transita em via pública ou que foi fabricado antes de 2016, o registro é opcional. Ele é gratuito e válido para máquinas novas ou usadas.

O documento é equivalente ao certificado de registro e licenciamento de automóveis, com a diferença de que dispensa emplacamento e é isento de licenciamento anual e de IPVA. Neste primeiro momento, serão registrados tratores e colheitadeiras, mas há previsão da inclusão de outros maquinários.

Uma das grandes vantagens do Renagro é trazer mais segurança aos donos de máquinas agrícolas.

Como fazer o Renagro?

O registro é feito pelo aplicativo IDAgro, disponível para Android e iOS, ou pelo computador.

Para o registro, devem ser informados modelo, local de produção, nome e registro profissional do responsável técnico, código do chassi, ano de fabricação, dimensões, além dos itens obrigatórios para trânsito em via pública.

Pela ferramenta, o proprietário tem acesso ao documento do veículo e à situação legal do seu registro. É possível também fazer uma comunicação de sinistro, além de imprimir um QR Code do registro para afixá-lo no equipamento. O Renagro é feito por meio do envio de uma nota fiscal da máquina e de um documento de fé pública do proprietário. O sistema gera automaticamente o documento em um formato para ser impresso.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais