A produção agropecuária é o maior negócio do mundo! Com ocupação de 50% das áreas habitáveis do planeta e responsável por 70% do consumo de água doce, a atividade emprega mais de um bilhão de pessoas e gera mais de 1 trilhão de dólares por ano entre alimentos e bioprodutos, essenciais ao futuro sustentável da humanidade. No Brasil, a produção agropecuária também ocupa lugar de destaque, com participação de mais de 20% no PIB e parcela relativamente pequena do território nacional, menos de 10%.
Essas proporções e a necessidade de se aumentar a oferta agrícola em 50%, para suprir a demanda de uma população estimada em 9 bilhões de habitantes em 2050, dão visibilidade ao setor e a seus impactos, principalmente em relação aos impactos ambientais.
Em reportagem da BBC News, o pesquisado Eduardo Assad, da Embrapa, aponta que a adoção de práticas agrícolas sustentáveis que promovem produtividade e preservação ambiental, têm se tornado cada vez mais acessíveis, destacando ainda o papel do cooperativismo para aumentar o acesso a novas tecnologias e avanços no setor.
A Coopercitrus por meio de suas operações, serviços e da Fundação Coopercitrus Credicitrus têm desempenhado um papel essencial neste sentido, promovendo e fortalecendo a geração de resultados ambientalmente equilibrados junto aos seus cooperados, presentes, principalmente, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Entre as ações realizadas destacamos:
Recursos hídricos
Por meio do CooperNascente, a Fundação Coopercitrus Credicitrus em parceria com a Nortox, mantém o projeto Olho D’Água. Com foco na preservação e recuperação de minas e nascentes degradadas em propriedades rurais, o projeto promove o aumento da disponibilidade de água, tendo impactos positivos para a sociedade e a biodiversidade.
Em dois anos, foram, aproximadamente, 2 milhões de litros de água recuperados, mais de 200 minas desassoreadas no interior do estado de São Paulo. O serviço e a consultoria são gratuitos aos cooperados, sendo que o produtor fica responsável por disponibilizar a mão de obra e os materiais necessários para as obras.
Soma-se a esta ação os projetos de irrigação apoiados pela cooperativa. Oferecemos estrutura de produtos e serviços voltados à implantação e à manutenção de sistema de irrigação aos produtores rurais, por meio da concessão da Netafim, atual líder mundial em irrigação localizada, e da Valley, especialista em irrigação de pivô central. O foco está em garantir a eficiência dos projetos, otimizando o uso da água e da aplicação de fertilizantes via fertirrigação, resultando em ganhos de produtividade e o uso eficiente dos recursos, tópicos fundamentais para uma agricultura sustentável. Em 2021 implantamos 152 projetos de irrigação, dentre gotejo e pivô central, totalizando 7 mil hectares em áreas irrigadas, distribuídas em toda nossa região de atuação. Todos os projetos instalados pela Coopercitrus possuem a outorga de uso da água, documento dos órgãos ambientais vigentes que permite o produtor utilizar água existente em sua fazenda para irrigação.
- 2 milhões de litros de água recuperados
- 200 minas desassoreadas
- 152 projetos de irrigação com outorgas regularizadas
- 7 mil hectares irrigados
Mudanças climáticas
A Fundação Coopercitrus Credicitrus é parceira do produtor rural em projetos de reflorestamento de áreas destinadas a conservação dos biomas Cerrado e Mata Atlântica. Para apoiar o produtor mantém parceria com a BASF no projeto Mata Viva e viveiro próprio com produção anual de 169 mil mudas. O time ambiental da Fundação elabora os projetos de acordo legislação aplicável e necessidades do produtor. As mudas necessárias para implantação das matas são disponibilizadas gratuitamente e o cooperado fica responsável pela mão de obra de plantio e eventuais adequações da área.
Fomentar fontes de energia limpa é um dos pilares para um futuro mais sustentável e a Coopercitrus apoia seus cooperados visando a transição para uma economia de baixo carbono. Em parceria com a Valley – Valmont Solar™ Solutions, fornecemos soluções de geração de energia fotovoltaica para nossos cooperados, contribuindo com a maximização de eficiência e sustentabilidade da propriedade. Em 2021 foram instaladas 52 usinas fotovoltaicas com capacidade de gerar, aproximadamente, 500.000 kWh por mês, energia limpa e renovável para abastecer uma cidade de até 1.500 habitantes por mês.
Em nossas operações, desde 2019, a usina fotovoltaica da Coopercitrus abastece 24 Unidades de Negócios no estado de São Paulo com geração de mais de 100 mil KWh mês.
- 52 novas usinas fotovoltaicas rurais instaladas em 2021.
- 500.000 kWh mês de capacidade instalada.
Resíduos
A Coopercitrus é referência nacional na logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas, por meio do Sistema Campo Limpo, iniciativa do InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias). No momento da venda dos defensivos, orientamos nossos cooperados sobre a realização da tríplice lavagem, nossos pontos de recebimento, que estão descritos na nota fiscal, e provemos orientações quanto a devolução das embalagens vazias.
Possuímos pontos de coleta de embalagens vazias em todas as nossas unidades comerciais e duas centrais de recolhimento, em Bebedouro e Catanduva, SP; onde recebemos e processamos as embalagens para envio à empresa de reciclagem. Em 2020 foram recolhidas mais de 600 toneladas de embalagens plásticas pela Coopercitrus.
Inovação e tecnologia
Aumentar a produtividade dos cooperados com redução dos custos, otimização dos recursos naturais, qualidade e sustentabilidade é o foco de atuação do Departamento de Tecnologia Agrícola junto aos cooperados. Atuamos para tornar as mais novas tecnologias acessíveis, de forma simples, práticas e com o melhor custo-benefício. Contamos atualmente com 20 drones de pulverização, cinco Vant’s, três drones de imagem, oito carretas e dois caminhões de aplicação de corretivos. Além disso, um time com mais de 100 profissionais especializados presta suporte técnico na aplicação das tecnologias e análise das informações coletadas, a fim de simplificar o dia a dia do produtor. Essas práticas, ao otimizarem o uso dos recursos na propriedade contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa, conservação da saúde do solo, otimização do uso da água e preservação da biodiversidade.
+ de 5 mil produtores atendidos pelos técnicos da Coopercitrus.
+ de 500 mil hectares mil hectares beneficiados pelas tecnologias da agricultura 4.0.
Educação
A Fundação Coopercitrus Credicitrus investe em projetos educacionais voltados ao desenvolvimento socioambiental. Em parceria com instituições reconhecidas pela tradição e competência de ensino, como o Centro Paula Souza, garantimos de forma gratuita uma capacitação de qualidade e a formação de novos bons profissionais do Agro. No curso Técnico em Agronegócio da Etec, o estudante desenvolve competências ligadas a gestão ambiental e de promoção do desenvolvimento tecnológico e social, visando à qualidade e à sustentabilidade do empreendimento. Na formação em Tecnólogo em Big Data no Agronegócio da Fatec, o estudante vai aprender a captar e analisar dados dos negócios agrícolas suportando a otimização das atividades e do uso dos recursos.
O conjunto destas ações reforçam o compromisso da Coopercitrus, junto a seus mais de 37mil cooperados, com a preservação do meio ambiente e o fortalecimento da produção agropecuária sustentável.
Investir no cooperativismo é investir na construção de um futuro sustentável para todos!
Por Bóris Alessandro Wiazowski, Consultor de Sustentabilidade na Coopercitrus.