Com o aumento das incertezas climáticas e de mercado, os produtores rurais precisam estar cada vez mais preparados para mitigar os riscos de sua atividade e assegurar a rentabilidade do negócio.
O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira, mas também é um dos mais expostos a riscos. Eventos climáticos, variações de preços, pragas e doenças são alguns dos fatores que podem impactar a produtividade e a rentabilidade das lavouras, que são comparadas a uma indústria a céu aberto.
A Coopercitrus oferece a mais completa linha de soluções para ajudar os produtores rurais a reduzir os riscos e garantir a sustentabilidade de seus negócios. A combinação de seguros, financiamento, tecnologia e soluções para irrigação integra um suporte completo, permitindo que os cooperados alcancem a rentabilidade desejada.
“Mitigar os riscos é uma das tarefas mais importantes para garantir a sustentabilidade do negócio rural, e a chave para isso está no planejamento. É preciso saber planejar a safra, conhecer os custos e fazer uma boa gestão do plantio, do manejo e da comercialização. A Coopercitrus tem como compromisso simplificar o dia a dia do produtor para que o cooperado alcance o crescimento sustentável do seu negócio”, salienta o presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, Matheus Marino.
Seguro rural: proteção essencial para o produtor
O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, com uma área cultivada de cerca de 65 milhões de hectares. No entanto, apenas 15% dessa área está segurada, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária. Isso significa que a maioria dos produtores rurais está exposta a riscos climáticos como secas, geadas, granizo e enchentes que podem comprometer sua renda e sustentabilidade.
O seguro rural é uma ferramenta imprescindível pois atua em caráter preventivo, com o potencial de preservar o caixa do produtor, mesmo diante de imprevistos. Além disso, pode facilitar o acesso ao crédito, reduzir o endividamento, incentivar o uso de tecnologias e aumentar a competitividade do setor.
A Coopercitrus, através da sua Corretora de Seguros, oferece diversas opções em seguros rurais de safra, máquinas agrícolas, automóveis, residenciais e de vida, entre outros, com atendimento personalizado e condições comerciais diferenciadas para atender às necessidades de cada cooperado.
O gerente da Corretora de Seguros, Cássio Movio, salienta que os seguros rurais são uma forma de garantir mais estabilidade aos produtores, além de ser uma maneira eficaz de proteger o negócio de riscos imprevisíveis. “Os seguros de patrimônio e de safra devem fazer parte planejamento do produtor rural. Os eventos climáticos podem afetar a lavoura, assim como a quebra de um trator ou de um sistema de irrigação. Essa é uma forma de proteger o patrimônio”, destaca.
Movio explica que os seguros são personalizados de acordo com a necessidade do produtor rural. “Levamos em consideração o tipo de negócio e os seus os possíveis riscos. Nosso time acompanha e oferece todo o suporte, desde o momento da contratação, analisando os riscos de vulnerabilidade, até as coberturas a serem contratadas”.
Outro diferencial é a integração dos serviços. Isso agiliza os processos do negócio, garantindo o rápido atendimento para a resolução dos problemas. “Recentemente, um pivô de irrigação de um cooperado caiu após um vendaval. Ligamos para a equipe técnica, que foi ao local prontamente e resolveu o problema em 24 horas, mas antes documentou tudo com fotos e vídeo para encaminhar à seguradora”.
Dentre as opções de proteção, o seguro de safra é um importante mecanismo em meio às incertezas climáticas. “O seguro não vai garantir o faturamento total da produção, mas vai assegurar a sustentabilidade do negócio, minimizando os prejuízos. O sinistro acontece de acordo com a condição climática e, quando ocorre, nós avisamos a seguradora, que avalia o dano na cultura que foi afetada. A peritagem vai calcular o tamanho do dano, se afetou toda a produção ou parte dela. Nesse caso, a seguradora paga a diferença do que o produtor irá colher. Também encaminhamos o nosso engenheiro agrônomo para orientar sobre os tratos adequados que devem ser efetuados na propriedade”, afirma Movio.
Uma das vantagens do seguro rural é que parte do valor pode ser subsidiado pelo governo federal e estadual por meio do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e de programas estaduais. Movio explica que o produtor rural pode obter até 50% do seu seguro pago pelo governo, se conseguir as duas subvenções: “Tudo depende do momento em que ele contrata, pois esses recursos são limitados. Quanto mais o produtor se antecipa na contratação, maior será o seu poder de escolha”.
Seguro de máquinas e equipamentos
A proteção contra incidentes de maquinários é outra proteção importante. “O seguro cobre roubo, mas também acidente. Um cooperado da região de Bebedouro teve cinco tratores roubados e foi indenizado. Se o trator quebrou e deu sinistro, ligamos na oficina da Coopercitrus para agilizar os processos. Já levamos representantes das seguradoras nas propriedades para que eles possam entender como funciona a dinâmica no campo. Essa é uma forma de trabalhar que as seguradoras estão aprendendo, porque, como nossos serviços são todos integrados, oferecemos uma cadeia de soluções”, afirma Movio. A Corretora de Seguros Coopercitrus conta com um time de profissionais especializados, com sólido conhecimento de mercado, para prestar atendimento com qualidade e agilidade. O serviço está disponível em todas as unidades de negócios da cooperativa, oferecendo atendimento 24 horas em caso de urgência. Para conhecer os seguros disponíveis, fale com seu técnico ou visite a unidade da cooperativa mais próxima.
Corretora de Seguros Coopercitrus 2023
2.700 apólices de seguros
70% seguros do agro (safra, máquinas, implementos, fotovoltaica)
120 sinistros regulados
R$ 3 milhões em indenizações
Equipe de 15 colaboradores
1 consultor especialista em cada polo regional
Plantão de atendimento 24 horas para sinistros e assistências
Os principais motivos para a contratação do seguro agrícola com a Coopercitrus são:
- Proteção contra perdas causadas por eventos climáticos adversos, como seca, granizo, geada e excesso de chuva.
- Garantia de renda em caso de sinistro, que permite ao produtor honrar seus compromissos financeiros e investir na próxima safra.
- Redução do custo do prêmio do seguro graças ao programa de subvenção econômica do governo federal, que cobre até 40% do valor para agricultores familiares e até 20% para demais produtores.
- Melhoria no acesso ao crédito rural, pois as instituições financeiras exigem o seguro agrícola como garantia para conceder financiamentos aos produtores.
Planejamento financeiro: estratégia para o sucesso no agronegócio
A gestão financeira eficiente pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio, sobretudo em momentos de incertezas. Na avaliação da diretora financeira da Coopercitrus, Simonia Sabadin, o produtor deve investir na sua produção para garantir a boa produtividade. Com isso, se ele tiver um bom caixa e uma boa produtividade, pode atravessar as oscilações do mercado com mais segurança e tranquilidade.
“Quando o produtor cria uma rotina de gestão, ele consegue se organizar e planejar as ações com antecedência, definindo as necessidades do negócio. É preciso estar atento aos preços das commodities, travar a produção e garantir o preço. Essa é uma ferramenta importante para se obter resultado e ter a saúde financeira equilibrada do negócio — e a Coopercitrus também oferece essa alternativa aos produtores de grãos e café. Tudo está integrado”, afirma Sabadin.
Nesse sentido, a Coopercitrus está sempre em busca de novas parcerias com bancos e instituições financeiras para captar linhas de crédito com taxas e condições diferenciadas que atendam às necessidades específicas de cada cultura e produtor.
Sabadin ressalta que todas essas soluções estão dentro do Ecossistema da Coopercitrus. “Criamos uma estrutura para oferecer linhas de financiamento com taxas e condições diferenciadas para nossos cooperados. Firmamos uma parceria com o Bradesco com a possibilidade de linhas que incluem insumos, máquinas agrícolas, implementos, equipamentos de irrigação e sistemas de energia fotovoltaica. Nosso objetivo não é ter ganho financeiro, mas proporcionar um custo menor de produção ao cooperado. Essa é a nossa contribuição como cooperativa: captar linhas subsidiadas com custos menores e buscar o diferencial no mercado para repassar ao cooperado”.
Sabadin também destaca a parceria de longa data com a Credicitrus, que também está oferecendo opções diferenciadas de negócios. “É muito bom ter mais de um banco, pois criamos uma competição saudável com boas opções aos produtores. Somos o elo entre esses bancos e o cooperado”.
Dicas práticas de gestão financeira
- Faça um planejamento financeiro: defina as metas, os custos, as receitas, os investimentos, os prazos e os riscos. O planejamento deve ser feito com base em dados reais e atualizados e deve ser revisado periodicamente, para acompanhar as mudanças do mercado e do cenário econômico.
- Registre todas as movimentações: anote as entradas e saídas do seu negócio como vendas, compras, pagamentos e recebimentos. O registro deve ser feito de forma organizada e sistemática, usando ferramentas adequadas como planilhas e aplicativos especializados, permitindo uma visão clara da situação financeira e identificando os pontos fortes e fracos para tomar decisões mais assertivas.
- Separe as contas pessoais das contas do negócio: use contas bancárias diferentes, definindo um pró-labore e evitando retirar dinheiro do caixa do negócio para fins pessoais. Essa separação permite uma melhor gestão do fluxo de caixa e evita problemas com impostos, tributos e fiscalização.
- Controle o seu estoque: saiba exatamente o que há no estoque, o que precisa ser adquirido, o que vende e o que compra. O controle de estoque deve ser feito de forma integrada com o controle financeiro para evitar desperdícios, perdas, furtos e obsolescência, permitindo a otimização do espaço, redução dos custos, aumento das vendas e melhora na lucratividade.
- Busque as melhores oportunidades: o crédito é um recurso importante para o produtor rural, pois permite financiar a produção, investir em bens e melhorar a infraestrutura. Por isso, busque as melhores oportunidades de crédito que sejam adequadas às suas necessidades, com taxas e condições favoráveis e que não comprometam o seu orçamento. O produtor deve pesquisar as diferentes opções disponíveis no mercado, comparar as vantagens e desvantagens, e escolher a mais adequada para o seu negócio.
Manejo correto pode mitigar riscos na atividade agrícola
Investimentos para aumentar a produtividade e melhorar a eficiência também são uma forma de reduzir riscos. Segundo André Rossi, gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Coopercitrus, o produtor precisa compreender o conceito de resiliência, a capacidade de se adaptar e se recuperar das adversidades.
“O melhor seguro que temos para uma lavoura é cuidar da raiz”, afirma Rossi. Para isso, é preciso adotar boas práticas agrícolas que protejam o solo e as plantas, e contar com o suporte e as orientações dos especialistas da Coopercitrus. Rossi destaca que a fertilidade do solo é um dos fatores que influencia diretamente a produtividade e a qualidade das lavouras, e que o uso de tecnologias é fundamental para otimizar o manejo. “É importante estabelecer um perfil de solo mais profundo, tirar todo o impedimento de alumínio, implementar práticas fundamentais como a calagem e o uso inteligente de gesso”, explica.
Rossi recomenda técnicas que permitem conservar o solo e reter água no ambiente de produção. “Um dos principais atributos é não deixar a água escorrer. Em áreas mais íngremes é preciso fazer sistema de terraceamento, com plantio em nível muito bem sistematizado para manter o padrão de conservação do solo e, ao mesmo tempo, segurar água no ambiente de produção”, afirma Rossi.
Também é importante se atentar à biota do solo, que é o conjunto de organismos vivos que contribuem para a saúde e fertilidade do solo. Rossi sugere boas práticas de manejo como o plantio de mix de cobertura e o plantio direto, que aumentam a matéria orgânica do solo e melhoram a sua capacidade de absorção de nutrientes.
O uso de produtos que ajudam as plantas a se tornarem mais resistentes aos efeitos do clima, como hormônios, reguladores vegetais e extratos de algas também são ferramentas essenciais nesse processo. “A cada centímetro de raiz que a planta desce, ela consegue aproveitar em média cinco litros de água a mais. Promover o aproveitamento das raízes faz com que as plantas sobrevivam e mantenham a sua resiliência por mais tempo”, conclui Rossi.
Tecnologias que fazem a diferença no campo
Um bom planejamento e o uso racional dos produtos são medidas indispensáveis para preservar a qualidade na produção e fazer a conta fechar positivamente. A agricultura de precisão é uma das inovações que ajudam os produtores rurais a tomarem melhores decisões baseadas em dados. Através do Campo Digital, a Coopercitrus torna essas tecnologias mais próximas e acessíveis, oferecendo serviços especializados e equipe técnica qualificada à disposição do produtor rural.
O Geofert, por exemplo, é um aliado importante, pois mapeia detalhadamente a fertilidade do solo para conhecer a real situação de cada talhão. Com ele o produtor tem um mapa preciso da variabilidade de solo e pode fazer correções com mais inteligência e precisão, melhorando a gestão dos fertilizantes e aumentando o potencial produtivo por área.
“Tudo começa pela base, e a fertilidade do solo é um dos fatores que influencia diretamente a produtividade e a qualidade de qualquer lavoura. O Geofert é um serviço de análise de solo georreferenciada que ajuda o produtor a enxergar quais insumos e a quantidade exata dos nutrientes que o solo necessita para se restabelecer e produzir mais”, explica Fernando Camarim, gerente de serviço de Tecnologia Agrícola da Coopercitrus.
Paulo Compachiari, coordenador de Tecnologia Agrícola, complementa que o Geofert auxilia na escolha da variedade de plantio adequada para cada ambiente de produção e clima. “Por exemplo, na cana-de-açúcar, temos variações que vão do A ao E, e temos uma gama de variedades que se adaptam a esses ambientes de produção. Ao conhecer o ambiente, é possível identificar a melhor variedade para ser cultivada naquela área”, diz.
O GeoCoopercitrus Vant, serviço focado na sistematização de plantio por meio de imagens geradas em alta definição, é outra tecnologia que contribui para a gestão de risco na propriedade. Com esses dados é possível projetar o melhor sentido de plantio, com objetivo de evitar a erosão, aumentar a área produtiva e reduzir as manobras das máquinas, resultando em maior eficiência e rendimento ao produtor rural.
“A sistematização, do ponto de vista financeiro, é o serviço mais impactante, porque o produtor organiza e tem a previsibilidade de todas as operações, como quantidade de mudas, manobras, colheita e pulverização”, salienta Camarim.
Outra solução é o replantio de falhas no canavial, que ajuda na reconstituição de áreas improdutivas e prolonga a longevidade da lavoura. Essa tecnologia utiliza o mapeamento georreferenciado e, com o apoio de Máquina de Replantio, escava as valas, garantindo praticidade, precisão e agilidade no serviço, de forma simplificada e com melhor custo-benefício.
Irrigação garante produtividade em tempos de estiagem
A estiagem é um dos principais fatores que afetam a produção agrícola no Brasil, causando perdas de produtividade e qualidade dos produtos. Para enfrentar esse desafio, a irrigação vem ganhando cada vez mais relevância, permitindo o fornecimento de água para o desenvolvimento das plantas, mesmo em períodos de escassez.
A Coopercitrus conta com um dos maiores departamentos de irrigação do Brasil, com mais de 80 profissionais especializados e capacitados para desenvolver projetos de irrigação, supervisionar a instalação, prestar assistência e recomendações de manejo adequado.
A irrigação é indicada para todas as culturas, mas cada tipo de cultivo tem suas particularidades como região, clima, topografia, área, tipo de solo e disponibilidade de água. Por isso, a Coopercitrus oferece diferentes sistemas de irrigação: pivô central, gotejamento, microaspersão e aspersão convencional, garantindo o máximo desempenho e eficiência.
O manejo correto incorpora benefícios como maior produtividade, menos perdas, controle de pragas e doenças, aumento da longevidade das lavouras e melhor qualidade dos produtos. Além disso, permite o aproveitamento de áreas de baixa produtividade, aumentando a rentabilidade do negócio.
Por meio de parcerias estratégicas, investimentos em tecnologia e um compromisso contínuo com o desenvolvimento do setor, a Coopercitrus reafirma seu papel fundamental na construção de uma agricultura mais eficiente, resiliente e sustentável.
Barter: uma solução inteligente para o produtor rural
O barter é uma operação financeira que permite realizar transações comerciais, trocando parte da sua produção futura por insumos, como sementes, fertilizantes, defensivos, além de máquinas e serviços de tecnologia.
“O barter, ao envolver a troca direta de produtos, funciona como uma ferramenta de hedge, permitindo que os produtores fixem parte de seus custos de produção antecipadamente, proporcionando uma maior previsibilidade financeira em um mercado muitas vezes volátil. Com isso, nossos cooperados conseguem financiar suas safras sem comprometer o fluxo de caixa e sem se expor às variações de preços do mercado”, destaca Sebastião Pedroso, diretor comercial da Coopercitrus. Na Coopercitrus, os cooperados têm a possibilidade de realizar operações de barter para a troca de grãos e café. Nessa modalidade, o produtor e a cooperativa travam o valor da saca. Para que a operação seja realizada com sucesso, a cooperativa conta com uma equipe especializada para orientar os produtores sobre as melhores condições e oportunidades de negociação.