Ao investir em silos próprios, cooperado aumenta seu poder de negociação da safra e garante maior rentabilidade.
A armazenagem de grãos em silos é um dos métodos mais eficazes para preservar as qualidades do produto e garantir a possibilidade de comercializá-lo fora de sua sazonalidade. O produtor pode comercializar a safra de forma parcial, analisar o mercado para cravar as melhores condições e ampliar seus rendimentos. Com tecnologias cada vez mais modernas para a conservação da produção, os silos agregam tecnologias e um sistema completo de limpeza, controle de ambiente, secagem, classificação, passarelas e transportadores de grãos.
Para atender à demanda crescente dos cooperados que desejam instalar silos de armazenagem em suas propriedades, a Coopercitrus oferece todo suporte desde análise da área, desenvolvimento de projetos, orçamento e instalação de silos personalizados, com equipamentos inteligentes que oferecem maior produtividade. Esse serviço é prestado em parceria com a GSI, empresa integrante do grupo AGCO e líder de mercado no fornecimento de silos e sistemas de armazenagem de grãos e ração. “Os projetos são desenvolvidos conforme a necessidade de cada cooperado. São projetos modulares de diversas capacidades, podendo ser ampliados no futuro e atendendo às demandas do pequeno, médio e grande produtor”, aponta o assistente comercial de projetos da cooperativa, Leonardo Fram.
Os silos são fabricados com chapas de aço galvanizado, garantindo maior resistência e durabilidade– desde a estrutura de armazenagem de grãos até os maquinários necessários para que tudo funcione perfeitamente, como aeradores, espalhadores e termometria. Quem intermedia todo o projeto é a Coopercitrus, sempre em contato com o cooperado e com os representantes da GSI para acompanhar todos os processos.
Desde 2014, a parceira Coopercitrus e GSI já promoveu o armazenamento de mais de 1 milhão de sacas através dos silos personalizados. “A Coopercitrus tem uma penetração diferenciada e também está próxima ao agricultor da região. Com isso, conseguimos propor uma experiência e um conceito de atendimento personalizado a cada produtor rural”, afirma o diretor de marketing da GSI, José Viscardi.
Os cooperados André Reis, Junior de Mello e a família Marques Guimarães investiram em projetos de armazenagem em silos próprios contando com o suporte da cooperativa e relatam sua experiência positiva com a decisão. Acompanhe.
Segurança no fornecimento de grãos
O cooperado André Reis está à frente do confinamento Monte Alegre, em Barretos, SP, referência nacional na engorda e terminação de bovinos de corte, atualmente com 40 mil cabeças de gado. Dos 510 hectares da propriedade, 180 hectares são dedicados ao cultivado de grãos, entre soja e milho, que suprem uma parte da alimentação do rebanho.
André relata que a demanda pelo armazenamento próprio surgiu a partir de uma falha na entrega no fornecedor de ração para o gado. “A terminação dos bovinos de corte em confinamento é extremamente dependente de insumos, principalmente que nossa área é restrita se comparada com volume de animais que a gente alimenta anualmente. Então, precisamos ter uma gestão muito boa na parte de logística, compra e estratégia. Já tivemos momentos em que nós compramos insumos e os fornecedores não entregaram, o que gerou prejuízos para a produção. Além desse fator, avaliamos os benefícios econômicos que ter um armazenamento próprio iria gerar”, relata o produtor.
Em 2015, André e sua equipe estudaram as melhores opções de armazenamento para a propriedade e contaram com a Coopercitrus e com a GSI para a elaboração do projeto e implantação do silo. Em cerca de um ano e meio, a conclusão do silo com capacidade para 120 mil sacas de grãos estava concluída na propriedade, incluindo sistema de pré-limpeza, limpeza, secagem, silo-pulmão e silo armazenador. “Pensando no futuro, deixamos tudo pronto para a instalação de uma casa de máquinas e de um floculador para a formulação de ração”, informa o cooperado.
Além da garantia dos alimentos para o rebanho, André pontua outros benefícios do silo personalizado: “Com o incremento nos preços das commodities, passamos a ter insumo comprado no momento certo e muito bem armazenado. Isso nos dá uma segurança não só financeira, mas também como na engorda nos animais com qualidade. Então, eu digo que um sistema de armazenagem como esse só vem a somar, a incrementar em um sistema de produção como nós temos de agricultura e pecuária”.
Confiando nos produtos e serviços que a cooperativa oferece, o produtor afirma que o apoio da equipe técnica foi essencial para a efetivação do projeto: “Sempre tive o apoio da Coopercitrus desde o início e em diversas áreas, como implementos agrícolas, a construção do confinamento, os equipamentos. A Coopercitrus está sempre ao nosso lado e, mais uma vez, estava com a gente quando decidimos implantar os silos, nos dando um respaldo muito grande do começo ao fim do projeto”.
Oportunidade de negócios e apoio aos parceiros
A família Marques Guimarães tem tradição na produção agropecuária desde 1970, na região de Planura, MG. Hoje, em uma área de 6.700 hectares, a produção é dividida entre confinamento bovino, pastagem, cana-de-açúcar e grãos em área de reforma, tendo em média 1.700 hectares dedicados a lavoura.
Atualmente quem administra a produção da família são os concunhados Isac Baston e Antônio Celso Bernardes de Oliveira, e seus respectivos filhos, como a filha de Antônio, Patrícia Guimarães. “A gente sempre comercializava a produção de grãos com as trades. Mas dentro desse contexto, ficávamos muito restritos, tínhamos prazo para a mercadoria, enfrentávamos fila nos armazéns”, afirma Antônio.
Desde 2014 a família passou a pesquisar novas possibilidades de armazenamento. Na Feacoop de 2018, aproveitou as condições especiais para negociar com a equipe de silos da Cooperativa o projeto de armazenamento próprio. No ano seguinte a obra estava finalizada, com 4 silos armazenadores cuja capacidade é de 3000 toneladas cada, totalizando 12.000 toneladas de grãos. “Além da nossa produção, os silos permitem que a gente preste serviço de armazenagem, recebendo cerca de 300 mil sacas de grãos de produtores da região e dos cooperados da Coopercitrus”, relata Isac. “Preferimos contar com quatro tonéis para possibilitar uma rotação, conservação, o armazenamento de diferentes tipos de grãos e a logística”, complementa Patrícia.
A estrutura também foi pensada para uma ampliação futura. “Nosso sistema é todo automatizado, permite futuras expansões para aumentar a capacidade, já que toda a base civil temos pronta. Quando precisarmos aumentar a capacidade para 50 mil sacas, por exemplo, nada vai precisar ser quebrado, só acrescentado”, finaliza Antônio.
Ampliando os rendimentos
A família de Mello é reconhecida pela produção agropecuária na região de Campo Florido, MG, desde os anos 1980, cultivando soja, milho, feijão e cana-de-açúcar em 30 mil hectares de terra.
A família já contava com um sistema de armazenagem próprio com capacidade para 200 mil sacas de grãos. Em 2018 Ademir de Mello Junior, decidiu contar com o apoio da Coopercitrus para ampliar a capacidade de armazenamento, passando para 500 mil sacas. “Com a ascensão da produção de grãos da fazenda, precisávamos de um confinamento mais eficiente, com flexibilidade de armazenamento da matéria-prima e mais domínio e oportunidades de negociação”, afirma Ademir.
A obra de ampliação levou cerca de 6 meses e também já foi preparada para ampliações futuras. Durante todo o processo, o cooperado contou com o apoio da equipe técnica da Coopercitrus, garantindo um processo preciso de implantação.
Os silos da Coopercitrus em parceria com a GSI são a certeza de um investimento perene, que reduz os custos de produção e frete, facilita a logística de colheita e venda, além de gerar mais poder de negociação ao produtor de grãos.
Se você tem interesse em conhecer mais sobre essa possibilidade de armazenamento, entre em contato com a Coopercitrus mais próxima. Temos uma equipe de técnicos especializados à disposição para analisar o cenário de sua fazenda e apresentar as melhores oportunidades em silos personalizados para cada produtor. Além da comercialização de silos personalizados, a Coopercitrus possui silos próprios para receber a produção de grãos e café dos cooperados, oferecendo importante suporte para a negociação da produção.
Critérios importantes para a implantação de um silo
- Analisar a área total de produção de grãos
- Avaliar quais tipos e quantidades de grãos que se deseja armazenar
- Escolher a área ideal para a implantação do projeto, avaliando as condições do terreno e a localização estratégica
- Contar com o suporte de especialista na elaboração do projeto
Armazenagem à disposição dos pequenos e médios produtores
A Coopercitrus possui 10 silos de armazenamento de grãos à disposição dos produtores rurais, com os serviços de recebimento e comercialização de milho e soja nas cidades de Bebedouro, Colina, Barretos, Santa Cruz das Palmeiras, Votuporanga, Araçatuba e Andradina no Estado de São Paulo; e São Roque de Minas, Araxá e Cássia, em Minas Gerais; com capacidade total de armazenar 4.5 milhões de sacas dos grãos.
Fale com a Unidade de Negócios mais próxima, para conhecer as vantagens de comercializar sua produção nos silos da Coopercitrus.