EDITORIAS

Tecnologias que viabilizam a economia circular regenerativa: sistemas integrados de cultivo

O agricultor é criativo e inovador e desenvolve novos modelos produtivos a todo momento. A liderança da Coopercitrus estruturou um plano de trabalho para conhecer os cooperados e aprender com eles, intensificando as visitas nas lojas e nas propriedades. O objetivo de estar mais próximo do agricultor é entender suas necessidades e corrigir rotas internas, quando necessário. Nas visitas, o agricultor é sempre muito receptivo, apresenta seu negócio e compartilha as melhores práticas para os demais cooperados. Realizamos, em janeiro de 2023, a primeira reunião do Conselho de Administração da Coopercitrus na Fazenda Iracema do grupo Campanelli e pudemos vivenciar o que existe de mais moderno na produção integrada de lavoura pecuária. O grupo utiliza diversas soluções tecnológicas oferecidas pela Coopercitrus e, por isso, fomos conhecer o processo na prática.

Soja já é a segunda cultura em faturamento na Coopercitrus, atrás apenas da cana. Os modelos de cultivo que promovem a economia circular ganham expressividade. Produzir soja de verão, seguida de milho de segunda safra, consorciado com mix de forrageiras que alimentarão o gado na terceira safra ganham expressividade. Três safras em um ano irrigadas com um pivô central. Soja utilizada na ração, milho como silagem e mix para pastoreio para o gado. Resíduos transformados em fertilizantes orgânicos, como a compostagem, ou seja, um círculo fechado de atividades que regenera o meio ambiente e intensifica o campo. A Coopercitrus possui uma equipe tecnicamente preparada para dar suporte ao cooperado, além de comercializar diversas soluções de insumos e máquinas e prestar serviços. Não deixem de conhecer os novos modelos, contem com o nosso apoio.

Estamos fortalecendo nossos laços com o sistema cooperativista brasileiro. Em janeiro, recebemos a visita do Marcio Lopes, presidente da Organização das Cooperativas do Brasil. Na ocasião, também contamos com a presença das lideranças da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo. A Credicitrus também participou de um encontro que visa à construção de um plano de trabalho para defesa dos interesses das cooperativas e dos agricultores no atual ambiente político brasileiro.

Olhar para o futuro e antecipar tendências é nossa obrigação. Lançamos o Drone de Pulverização T40, com capacidade de carga de 40 litros. O que era um sonho já se tornou realidade. Hoje, já podemos conduzir uma plantação de soja sem a entrada de máquinas que pisoteiam a cultura, pois, com drones, aplicamos agroquímicos e fertilizantes com viabilidade econômica. Na nossa Fundação, teremos curso de formação de pilotos de drones; na Coopercitrus, a comercialização de equipamentos, oficinas de manutenção e suporte técnico. Continuaremos oferecendo a prestação de serviços de aplicação via drones, mas também teremos a opção de compra com opções de financiamentos diferenciados, como os consórcios específicos para implementos. Estar ao lado do agricultor para viabilização e integração de tecnologias nas propriedades é objetivo do sistema Coopercitrus!

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais