EDITORIAS

Tendências no Agro: Coopercitrus e Credicitrus – Sinergia que fortalece o produtor rural há 40 anos

A Credicitrus, uma das maiores cooperativas de crédito do país, está completando 40 anos e teve sua origem dentro da Coopercitrus. Seu atual presidente, Marcos Lourenço Santin, com mais de 30 anos de experiência na área financeira, é reconhecido por sua liderança visionária e suas habilidades estratégicas, que impulsionaram o crescimento da cooperativa nos últimos anos. Nesta entrevista exclusiva para a Revista Coopercitrus, Santin fala sobre as oportunidades da parceria entre as cooperativas e como essa união tem contribuído para o fortalecimento do agronegócio no país.

Como produtor rural e líder de uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, qual é a sua visão sobre o cooperativismo, incluindo o cooperativismo de crédito, para a agropecuária brasileira?

Quando falo do cooperativismo, fico emocionado e todos devem ficar também. Eu atuei no mercado financeiro, sou produtor rural, sempre fui empresário e vejo o modelo de negócios do cooperativismo encantador, extraordinário. Já foi dito que o cooperativismo é um capitalismo com alma, então você pode conseguir coisas fantásticas. O cooperativismo de crédito é um bônus em que as soluções financeiras são apresentadas para os cooperados, e os resultados, que nós chamamos de sobras, são distribuídos entre esses próprios cooperados. De certa forma, estamos dando um retorno muito grande para a comunidade. Eu considero o cooperativismo uma forma excepcional de desenvolvimento da sociedade. Todo mundo sabe que, em todas as cidades onde existem cooperativas, o padrão de vida e de emprego, a relação comercial e industrial e a relação capital-trabalho são muito mais eficientes e produtivas.

Quais os benefícios de uma cooperativa de crédito? Como ela se diferencia dos bancos tradicionais na oferta de serviço financeiro aos seus associados?

Está na origem. Uma cooperativa de crédito é uma solução dada por cooperados e sócios que resolveram desenvolver um sistema para atender às próprias necessidades. Ela vai apresentar soluções financeiras para esses cooperados. Uma instituição financeira tradicional trabalha para o público, é comandada por um grupo de acionistas majoritários, e os resultados que ela aufere são distribuídos entre esses acionistas. Muitas vezes, ela está na bolsa, porque é uma distribuição mais ampla. Na cooperativa de crédito, o objetivo é o atendimento do cooperado, é apresentar a melhor solução financeira para ele e, em contrapartida, ele prestigia a cooperativa transacionando suas operações ali. É uma via de mão dupla.

Este ano, a Credicitrus está completando 40 anos de fundação. Como você vê a sinergia entre Coopercitrus e Credicitrus?

Não é uma coincidência, foi um acontecimento memorável, uma coisa que o bebedourense tem que referenciar. A Coopercitrus deu origem à Credicitrus, que suportou e desenvolveu a Credicitrus em seu início. Os primeiros atendimentos e escritórios eram feitos dentro das próprias instalações da Coopercitrus. Depois, a Credicitrus se desenvolveu bastante, mas ela mantém um DNA comum com a Coopercitrus. Foi dentro da Coopercitrus, da boa administração que sempre teve, que surgiram os primeiros administradores da Credicitrus.

Como a parceria com a Coopercitrus contribuiu para o crescimento da Credicitrus e o fortalecimento do cooperativismo de crédito?

Os primeiros cooperados da Credicitrus eram cooperados da Coopercitrus e, hoje, temos diversos cooperados em comum. Nós nascemos da Coopercitrus, nos desenvolvemos e continuamos evoluindo nestes quase 40 anos. Nesse período, acompanhamos todo o desenvolvimento da Coopercitrus, que é hoje no seu setor uma das maiores, se não a maior, do Brasil.

A Coopercitrus e a Credicitrus têm se destacado na intercooperação para fortalecer o cooperado. Explique o que é essa intercooperação, como as cooperativas a praticam e quais são os benefícios para o cooperado.

A intercooperação é quase inevitável, porque nós estamos trabalhando em locais similares. Nós temos com o cooperado o mesmo respeito e o mesmo trabalho cuidadoso de identificar as suas necessidades e de oferecer apoio. A Coopercitrus os apoia nas suas culturas e nas suas atividades de plantio e cultivo, e a Credicitrus cuida da sua saúde financeira. Quando ele tem recursos de sobra, ele aplica conosco. Quando ele precisa de crédito, ele vem a nós. Conhecendo e tendo os mesmos cooperados, nós podemos financiá-los, e eles podem comprar com condições à vista da Coopercitrus. Nós temos uma série de parcerias que ajudam muito no desenvolvimento das duas cooperativas.

Atualmente, no cenário econômico, quais são as estratégias da Credicitrus para fortalecer o produtor rural na safra de 2023?

A Credicitrus deseja oferecer a melhor assistência possível ao produtor rural, tanto àqueles que possuem recursos para investir quanto àqueles que precisam de financiamento. Nossa meta é apresentar aos produtores rurais os melhores produtos financeiros disponíveis, seja para crédito, seja para fazer aplicações. Estamos muito atentos e preocupados em ter a melhor análise possível dos setores do agronegócio nos quais nossos cooperados atuam, principalmente na região em que somos mais atuantes, que são os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Buscamos nos manter atualizados com todo o desenvolvimento tecnológico das culturas estabelecidas nessas áreas, bem como com os efeitos comerciais, nacionais e internacionais, e as bolsas de fora para orientar nosso produtor de forma apropriada.

Quais são os principais produtos e serviços oferecidos pela Credicitrus aos produtores rurais e como eles podem se beneficiar?

A Credicitrus oferece uma ampla variedade de produtos financeiros. Para aqueles que investem, temos linhas de crédito para o agronegócio, imóveis e recibos de depósitos com diversas modalidades e formas. Para produtores rurais que precisam de crédito, oferecemos desde repasses de linhas com recursos subsidiados até recursos livres, buscando sempre as melhores taxas e prazos adequados às necessidades do produtor. Nossa quantidade de produtos é imensa e, como somos também uma cooperativa de livre admissão, buscamos oferecer as melhores condições para o produtor, inclusive para financiamento de veículos, assim como as grandes instituições financeiras.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais