A cooperativa comemora 47 anos trazendo soluções integradas e resultados sustentáveis para o produtor rural prosperar.
A Coopercitrus celebra 47 anos de uma história marcada pelo crescimento sustentável e pela oferta de soluções integradas para o produtor rural. Fundada em 14 de maio de 1976, em Bebedouro, SP, ela nasceu da fusão de duas cooperativas, a Capdo e a Capezobe, com o objetivo de fornecer insumos de qualidade a preços competitivos aos produtores rurais.
Atualmente, uma das maiores cooperativas do Brasil, a Coopercitrus está presente em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, tendo mais de 39 mil cooperados e um amplo portfólio de produtos e serviços, como insumos, máquinas e implementos agrícolas, tecnologias e apoio técnico especializado para o atendimento das mais diversas culturas.
Em comemoração ao seu aniversário, a cooperativa lançou o manifesto “Crescer como um todo”, que reforça o comprometimento com o desenvolvimento dos produtores rurais de maneira integrada e sustentável, contemplando não apenas os resultados financeiros, mas também o respeito ao meio ambiente e à sociedade.
No manifesto, a Coopercitrus declara o seu compromisso de caminhar lado a lado com os produtores rurais em todas as etapas de suas atividades agropecuárias, desde o planejamento da safra até a comercialização da produção.
Para Ivan Antonio Aidar, membro do Conselho de Administração da Coopercitrus, a história da cooperativa é muito mais que números e estatísticas, pois é uma história de pessoas que, assim como ele, dedicaram as suas vidas ao campo e encontraram na cooperativa um parceiro para o seu desenvolvimento.
“Eu assisti ao nascimento da Coopercitrus. Quando me formei, logo consegui emprego na Capdo, em Monte Azul, SP, onde atuei por dois anos. Logo depois, a Capdo se fundiu à Capezobe e formou a Coopercitrus. Quando me filiei à Coopercitrus, meu amigo Roberto Rodrigues me dizia que tinha um amigo que seria um grande líder cooperativista na região. Ele não estava errado, tratava-se de Leopoldo Pinto Uchôa. Me aproximei dele e da Coopercitrus e, logo em seguida, fui chamado por Walter Porto para ser membro do Conselho de Administração. Sou membro do Conselho até os dias atuais”, recorda-se.
Ivan também compartilha a sua própria trajetória, que começou com a produção de café e, mais tarde, se consolidou na citricultura. Para ele, a Coopercitrus foi fundamental em todas as etapas do seu desenvolvimento como produtor rural. “A nossa região era cafeeira, depois veio a citricultura, a cana e os grãos. E a Coopercitrus sempre esteve ao lado dos produtores rurais, acompanhando todas essas transformações tecnológicas e ajudando-os a progredir”, afirma.
São quase cinco décadas de muito trabalho e dedicação para que seus cooperados cresçam como um todo. Sobre o futuro, Aidar é só elogios à atual gestão da cooperativa, composta por membros mais jovens e preparados para os novos desafios: “A cooperativa melhorou muito ao longo do tempo, com uma diretoria-executiva independente do presidente do Conselho de Administração agilizando inúmeros processos. A cooperativa tem uma turma de jovens da melhor qualidade, preparada, estudada e líder da região. A Coopercitrus soube evoluir e atrair pessoas jovens para o Conselho e crescer foi um privilégio que tivemos”.